Natureza e ensino da sustentabilidade nas escolas


As actividades humanas ameaçam o meio ambiente e a vida selvagem tanto ao nível  local como num contexto internacional. Decisões informadas sobre como podemos utilizar os recursos Naturais e gerir no nosso dia a dia são vitais para fazer a diferença. Um pequeno gesto multiplicado por milhões poderá ter o poder de inverter ou pelo menos controlar algumas situações já em situação critica. 


Aparte o papel imediato e vital dos actuais adultos, os jovens de hoje precisam de ser equipados com uma compreensão do seu ambiente natural para que se tornem sábios guardiões do futuro da Terra.

A aprendizagem através da natureza pode proporcionar aos jovens uma experiência em primeira mão, levando a uma maior compreensão de nossa dependência de sistemas de suporte da vida na Terra .

O desenvolvimento e empenho em aprendizagem e experimentação de uma riqueza de conhecimento interno e mais de 20 anos experiência de trabalhar com educação ambiental e conservação da Natureza podem fornecer os seguintes apoios:
  • Aconselhar as escolas no desenvolvimento de fundamentos para:
    • Criar habitats para a fauna selvagem
    • Melhorar o ambiente ao ar livre, criando as condições mais apropriadas para brincar de forma tranquila e para momentos de silêncio
    • Fornecer uma sala de aula ao ar livre para apoiar todas as áreas de trabalho em todo o Currículo Nacional
  • Escrever planos de gestão para as áreas da vida selvagem nas escolas
  • Trabalho com professores, pais e jovens para criar e gerir áreas de vida selvagem
  • Trabalhar com os professores sobre os recursos para uso em escolas e conteúdos  para apoiar o trabalho Curriculares Nacionais
  • Trabalho com professores, pais e jovens para promover boas práticas ambientais em toda a escola e como esta pode suportar a vida selvagem e nosso bem-estar. 
  • Organizar e apoiar projectos práticos sobre reciclagem por exemplo, eco-construção, energias ecológicas, actividades tradicionais, alimentação de aves selvagens, a importância de flores silvestres, insectos, polinização, incentivos a flora autóctone e gestão de habitats
  • Organização e apoio prático a visitas de educação ambiental áreas naturais
Estes serviços foram desenvolvidos para atender às necessidades sempre em mudança das escolas e as exigências do Currículo Nacional.


Benefícios para a Educação

Recinto da escola criativos e bem desenhados e geridos são uma extensão da sala de aula proporcionando oportunidades para a prática "mãos na terra" de aprendizagem experiencial em todas as áreas do currículo, pois as crianças num espaço verde são mais sensíveis à educação.

Para alguns jovens urbanos,  estes momentos ou espaços na escola fornecem a única experiência regular de atividades ao ar livre. As crianças podem gastar até 28% do seu dia escolar no terreno da escola que pode proporcionar oportunidades desafiadoras para divertir, trabalhar, descansar e brincar.


Gerir e cuidar da miríade de habitats, plantas e criaturas em cada habitat ajuda os jovens a desenvolver um senso de responsabilidade e de pertença.


Esses tipos de actividades oferecem oportunidades para os jovens "fazerem a sua parte" e aumentar a compreensão do desenvolvimento sustentável a nível pessoal, local, nacional e global.

Também contribuem para a saúde e bem-estar das crianças e jovens numa altura em que os estilos de vida  se tornam progressivamente mais passivos.


O cultivo de flores e vegetais podem ajudar na aprendizagem  trabalhar em grupo, de como comunicar e ganhar confiança e auto-estima. Muitas dessas habilidades podem por sua vez,  levar a um interesse em actividades de lazer ao ar livre ou possível futuro emprego.


Em essência, uma escola que toma medidas para incluir o meio ambiente no currículo irá beneficiar de:
  • Um contexto único e variado para a aprendizagem
  • Oportunidades para os alunos participarem e compreender  o papel que podem ter no aumentar da compreensão do desenvolvimento sustentável a nível pessoal, local, nacional e global
  • Apoiar a biodiversidade e, portanto, contribuir para uma melhor qualidade de vida para todos
  • Formar cidadãos em desenvolvimento activo, responsável e solidário proporcionando experiência do que significa ser participativo numa sociedade moderna

Sem comentários: