Beneficios para as crianças em brincar na Natureza


O mundo em que vivemos está a mudar rapidamente e não dispomos de conhecimento científico suficiente para prever cabalmente as mudanças que se avizinham ao nível ecológico, sociológico ou económico. Não podemos, portanto, ensinar às crianças de hoje exactamente como se comportar amanhã, face aos desafios que aí vêm. O melhor que podemos fazer é ajudá-las a desenvolver o seu potencial como seres humanos para que, a seu tempo, possam criar as melhores soluções.


Os jardins dos espaços Cultivar Biodiversidade-brincar na Natureza, que estamos a desenvolver, estão a ser pensados para os participantes aproveitarem ao máximo um ambiente natural usado para brincar tendo a Natureza  a base das dinâmicas como o principal tema e cenário. 
Expomos aqui um resumo dos muitos benefícios que resultam para as crianças pelo brincar regularmente na natureza:
  • Crianças com sintomas de Défice de Atenção e hiper-actividade são mais capazes de se concentrar após o contacto com a natureza 
  • Crianças que brincam regularmente em ambientes naturais mostram mais aptidão motora avançada, incluindo coordenação, equilíbrio e agilidade, e ficam doentes com menos frequência 
  • Quando as crianças brincam em ambientes naturais, os seus jogos são mais diversificados, com brincadeiras imaginativas e criativas que promovem competências linguísticas e de colaboração.
  • A exposição a ambientes naturais melhora o desenvolvimento cognitivo das crianças, melhorando suas habilidades de raciocínio, consciência e de observação.
  • A Natureza absorve o impacto de pressões da vida quotidiana nas crianças e ajuda-as a lidar com a adversidade. Quanto maior a quantidade de exposição à natureza, maiores serão os benefícios.
  • Brincar num ambiente de diversidade natural reduz ou elimina o processo conhecido como bullying.
  • A natureza ajuda as crianças a desenvolver poderes de observação e criatividade e infunde uma sensação de paz e estar em harmonia com o mundo.
  • As primeiras experiências com o mundo natural têm sido positivamente relacionadas com o desenvolvimento da imaginação e do sentimento de admiração. A capacidade de ficar maravilhado é um motivador importante para a aprendizagem ao longo da vida.
  • As crianças que brincam na natureza têm mais sentimentos positivos sobre si próprias.
  • Ambientes naturais estimulam a interacção social entre crianças.
  • Ambientes ao ar livre são importantes para o desenvolvimento das crianças na independência e autonomia.
  • Brincar em ambientes ao ar livre estimula todos os aspectos do desenvolvimento de crianças mais prontamente do que ambientes interiores.
  • Uma afinidade com e de amor pela natureza, juntamente com uma ética ambiental positiva, colide com o crescer fora de contacto regular e jogar no mundo natural durante a infância. Esta ultima leva a que exista uma perda de um contacto progressiva com o mundo natural, o que pode resultar numa futura geração biofóbico (com aversão ou medo ao vivo e Natural) que não está interessada em preservar a natureza e sua diversidade.
"Não há nenhuma maneira que nós podemos ajudar as crianças a aprender a amar e preservar este planeta, se não dar-lhes experiências directas com os milagres e as bênçãos da natureza."

2 comentários:

Brid disse...

Hey! Gostámos imenso do vosso artigo :) Importam-se que o partilhemos no nosso blog: http://revolutionstartsinside.blogspot.com/?

Obrigada!

Um abraço,
Brid & Selenyum

Tito disse...

Sem problema, é vosso, abraços. Tito